TERTÚLIAS COM REITORES
PERFIL DO PROGRAMA

- Celebração dos 40 anos da Ualg
- Tertúlia entre quatro reitores da academia
- Participação de: Adriano Pimpão, João Guerreiro, António Branco, Paulo Águas
- Lançamento do Postal inteiro e Carimbo comemorativo
- Salão Nobre do Antigo Governo Civil - Faro
VISITA - 30/10/2019
No dia 30 de Outubro, após a visita à Rádio Universitária do Algarve, tivemos a oportunidade de estar presentes na Tertúlia dos 40 anos da Universidade do Algarve, realizada entre quatro reitores sendo três deles ex reitores e um deles atual. Através da presente tertúlia ficámos a entender o importante papel que os reitores representam na gerência das universidades. Estar na frente da gerência de uma universidade vai para além do estar é saber ser, é perceber as dificuldades a que se está sujeito, a como chegar ao epicentro das divergências e saber como resolvê-las, gerir uma Universidade é gerir o futuro.
PORMENORES DA TERTÚLIA
Na sequência do desenvolvimento da Tertúlia abordaram-se temas variados. Sublinhou-se a importância que os professores representam na educação e como não devem de ser substituídos pelas máquinas, os reitores acreditam que o lado humano dos professores é um fator primordial na educação e é incapaz de ser oferecido pelas máquinas, falou-se na vertente da aprendizagem associada ao experimento considerado um caminho a seguir e a evoluir. Falou-se também na positiva exigência a que os alunos submetem às universidades, e como é importante que os alunos se façam ouvir pois são eles quem fazem em grande plano a constituição das mesmas.

Durante o decorrer da cerimônia os presentes tiveram também a oportunidade de fazer questões aos reitores, uma das perguntas efetuadas por parte de uma colega integrada no curso em questão, de nacionalidade brasileira, foi o que realmente motiva a UAlg a abrir a porta a tantos estrangeiros. Ao que os reitores responderam que o fazem pelos alunos, tanto pelos estrangeiros como pelos portugueses, considerando o gosto dos alunos pelo ambiente de poder contactar com colegas de outros países estimando assim à união.