ORQUESTRA DO SUL
PERFIL DO PROGRAMA

- Orquestra Clássica do Sul
- Dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro
- Local Claustro do Museu Municipal de Faro
- Concerto de Abertura do Ano Académico 2019/2020
- Entrevista ao 1º Trompa - Todd Sheldrick
VISITA - 05/10/2019

No dia 05 de outubro, tivemos a oportunidade de assistir ao concerto de abertura do ano letivo 2019/2020, realizado pela Orquestra do Sul dirigida pelo maestro Rui Pinheiro. Durante a realização do concerto não foi possível por parte dos artistas tocar o programa estipulado pois as condições a que o palco se encontrava não eram as melhores, a dimensão que o mesmo apresentava era bastante reduzida para a movimentação necessária dos artistas juntamente com os seus instrumentos. Deste modo, a última parte foi retirada do espetáculo.
PORMENORES 1º TROMPA - Todd Sheldrick

- Todd iniciou no mundo da música aos 8 anos, esta paixão acompanha-o desde sempre. Este nasceu em Boston, onde residiu até aos 18 anos de idade, depois foi para a University of Massachusetts Boston. Viveu no estado de Ohio, em Chicago e na Arisona, sempre foi um homem viajado.
- Mais tarde conheceu, Catarina de nacionalidade portuguesa, com quem acabou por casar e com quem durante seis meses partilhou a maravilhosa experiência de residir em Nova York, que a 11 de setembro teve um fim, devido ao atentado às torres gêmeas, que os direcionou à tomada da decisão de vir viver para Portugal.
- Chegaram à vila de Espinho a 11 de outubro de 200. Todd considerou o seu percurso musical em Portugal bastante positivo o primeiro trompa passou pela casa de música 'remix' onde prevaleceu durante um ano, tocou na orquestra do Norte embora num percurso mais curto apenas durante quatro meses, mais tarde já no algarve fez a audição que lhe abriu portas à entrada na Orquestra Clássica do Sul em Faro onde permanece desde março de 2003.
- Todd referiu que só aqui aprendeu imenso sobre o que é a música. O curso antes feito pelo trompista apenas lhe tinha dado algumas luzes, mas foi na prática que considera ter aprendido realmente a exigência e a essência deste mundo, defende assim que a experiência está sem dúvida na base da aprendizagem.
CONCERTO DE ABERTURA - ANO ACADÉMICO 2019/2020


Posteriormente, tivemos também a oportunidade de falar com o trompista Todd Cheldrick onde este nos deu a conhecer um pouco de si, do que foi e do que é o seu caminho no mundo da música. Tod transmitiu a mensagem de que desistir dos nossos sonhos não é opção, explicando que estes provêem de bastante esforço e dedicação e não só apenas de desejo.
ETREVISTA A TODD SHELDRICK


-"Tem alguns sonhos ou planos para o futuro?"
-"Sonhos? Tocar melhor, fazer um concerto sem cometer nenhum erro isso seria espetacular. Em relação aos planos do futuro, gostava de viajar mais, adoro viajar com a orquestra. (Entretanto passa um avião por cima de nós e Tod Cheldrick "brinca com a situação" devido ao barulho, por não o conseguirmos ouvi-lo a 100%) Com a orquestra já fui a Itália, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Espanha e Brasil, e como músico, além da orquestra, ja fui ao Panamá, Macau, Canadá, à volta dos Estados Unidos todo, País de Gales, República Checa... Portanto, não gosto muito de viajar para tirar férias, sou muito caseiro, mas com um grupo para tocar em concertos acho espetacular viajar, porque estou a ganhar e faço ao mesmo tempo o que gosto. Quando vamos em digressão, ensaiamos muito, durante duas semanas ensaiamos todos os dias, e depois de entrar no avião é só concertos todos os dias.